Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Depressão na Gravidez

A gente sempre ouve falar de depressão pós-parto, algo que infelizmente muitas mamães acabam tendo por causa da mudança hormonal, falta de sono, cansaço, etc. Mas e depressão na gravidez? Será que também existe?

Eu nunca havia ouvido falar, aliás, muito pelo contrário, sempre pensamos em gravidez como um momento radiante na vida de uma mulher, não é? Algumas sofrem um pouco mais, com enjoos e mal-estar, mas a esperança de algo maravilhoso por vir as dá força e ânimo.


Ano passado meu marido começou a falar sobre um terceiro filho. Eu sempre imaginei que teria três filhos (eu e meu marido crescemos em famílias com 3 filhos) mas depois da Larissa passei por um tempo horrível por causa de uma transtorno de ansiedade. Eu havia sofrido um acidente de carro com meu filho, que na época tinha 20 meses, e engravidei da Larissa logo que ele teve alta do hospital. Depois que ela nasceu, 1 ano depois do acidente, tive um ataque de pânico em relação ao meu filho e desencadeou-se um transtorno de stress pós traumático. Não entrarei em detalhes, mas foram meses de angústia, não tenho nem palavras para descrever. Deus me rodeou de amigas e pessoas que me ajudaram e me apeguei Nele como nunca. 


Depois dessa experiência, não conseguia imaginar ter mais um filho. Por isso quando meu  marido começou a falar de um terceiro filho, precisei orar muito. Disse a ele que Deus precisaria trabalhar muito em mim ainda. Ainda orando e colocando nas mãos de Deus, em Setembro do ano passado descobri que estava grávida! E agora?? Fiquei feliz e ao mesmo tempo pensei "que loucura!"


Quando estava com 6 pra 7 semanas recebemos visita dos meus sogros e cunhada, que ficariam 1 mês aqui conosco. Contamos a novidade a todos e parece que logo em seguida comecei a sentir os efeitos dos hormônios. Parece que a cada gravidez o cansaço e fadiga que senti piorou. Nesta terceira, foi demais. Não conseguia fazer absolutamente nada...me sentia doente, como se estivesse com febre, não conseguia levantar do sofá. Queria estar curtindo a visita da família do meu marido, passeando... mas me sentia extremamente mal. O cansaço era tão absurdo que me fazia passar mal. Meu corpo não aguentava. Logo meu físico começou a afetar meu emocional e me sentia entrando em depressão. O sentimento era muito familiar e me dava desespero pensar em cair neste buraco de novo. Por que a depressão é tão difícil de controlar?


Quando pesquisei na internet a respeito de depressão durante a gravidez, vi que não é tão raro assim. Aliás, parece que uma em cada dez mulheres tem. A alteração hormonal, o mal estar e o cansaço às vezes desencadeiam uma depressão na gravidez, principalmente se a mulher tem um histórico disso.


O que eu fiz? Cuidei para não cair no desespero e pedi ajuda. Mandei mensagens a amigas que me conheciam bem e pedi oração. Me forcei a levantar e comecei a fazer ginástica. Na primeira tentativa na esteira andei rápido por 10 minutos e precisei parar! rsrs. Não foi fácil começar mas logo comecei a perceber que minha energia aos poucos melhorava. Ainda estava muito vulnerável e chorava à toa, às vezes tinha ansiedade também. Nestas horas precisamos muito de amigas, amigas para conversar, chorar, orar... e precisamos muito da Palavra de Deus. Quando nossos pensamentos são ruins, as emoções são ruins...e precisamos forçar nossos pensamentos a mudarem. Precisamos colocar verdades na cabeça. Mesmo sem ter vontade, temos que nos lembrar do que é verdadeiro, do que é bom. 


Minhas dicas para quem estiver passando por depressão na gravidez (ou no pós-parto):

  • Se deixe descansar mas não se entregue ao cansaço. Faça algum esforço, nem que seja levantando os braços enquanto está deitada no sofá! Uma amiga psicóloga me falou que qualquer esforço já ajuda. Ficar deitada e deixar que a depressão domine é uma bola de neve. Então se force a levantar, ir lá fora no sol...caminhar um pouco. Eu sei que as vezes parece impossível! Mas faça algo!
  • Procure ajuda!! Não deixe a coisa crescer! Ligue para uma amiga, chore com ela, com seu marido ou até mesmo marque de conversar com uma psicóloga. Mas converse com alguém! Enterrar as emoções ou escondê-las não vai faze-las irem embora. Alguma hora vai explodir. Quanto mais cedo colocarmos pra fora e acharmos apoio, mais rápido vamos melhorar. Chorar é um ótimo remédio. Sentimos um alivio enorme quando choramos, quando compartilhamos, quando pedimos ajuda, nem que seja um clamor a Deus! "Felizes os que choram, pois Deus os consolará." Mateus 5:4. Quando choramos e clamamos a Deus, reconhecemos que precisamos Dele, e Ele então vem ao nosso encontro.
  • Leia um bom livro e procure seus versículos favoritos. Seus pensamentos mandam nos seus sentimentos, por isso, se você controlar seus pensamentos e renová-los, suas emoções também seguirão pelo mesmo caminho. Sabe aquele tipo de livro que você não consegue largar de tão bom? Procure um assim! Também tenha na ponta da língua verdades da Palavra de Deus, e lembre-se destas verdades sempre. Diga à sua própria mente o que é para ela pensar.
  • Procure relatos de outras mamães que passaram por isso. Você verá que não é só você e verá como outras mamães conseguiram superar também. Se você está aqui, lendo meu relato, já é um bom começo! Quando descobri que o que eu estava tendo, na época que minha filha era bebê, era um transtorno comum que acontecia com outras pessoas, senti um peso sair dos meus ombros. Você não é a única a passar por isso, e poderá ser encorajamento e apoio para outras que ainda passarão por isso. Não desista!
  • Procure mais ajuda em casa. Não tenha vergonha de pedir ajuda para sua mãe, irmã, ou seja quem for! Se puder, pague sua faxineira para vir mais vezes, fazer um pouco mais...ou contrate uma ajuda maior. Se o seu orçamento não permite, peça pra Deus mostrar alguém que possa ajudá-la. Nunca esqueço da história que a tia do meu marido me contou uma vez. Ela estava doente, com 2 filhos pequenos e a casa estava de ponta cabeça. Não podendo levantar, tudo se acumulava. Um belo dia uma faxineira pergunta na portaria do prédio se sabiam de alguém procurando ajuda. O porteiro lembra da tia do meu marido e a faxineira sobe para conhecê-la. Não é que ela fica, limpa TUDO e não cobra nada? Ela nunca mais viu a mulher, parece até que foi um anjo que Deus mandou (e não duvido!). Clame a Deus, e creia!
  • Agradeça a Deus, mesmo que não sinta vontade! Lembro de um momento que estava me sentindo no fundo do poço, extremamente deprimida. Lembrei de um versículo que diz para darmos graças em todas as circunstâncias e, mesmo sem vontade, comecei a pensar em coisas para agradecer. Comecei a agradecer a Deus pelos meus filhos, pela saúde deles, pelo emprego do meu marido, pela comida...TUDO o que me vinha a mente. E não é que comecei a me sentir melhor??
Aqui vão alguns versículos para ajudar!
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá." Salmo 127:3 
"...se existe alguma virtude e se existe algum louvor, é isso que tem de ocupar o pensamento de vocês: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável e tudo o que é de boa fama." Filipenses 4:8 
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque confia em ti!" Isaías 26:3 
"Sabemos que, em tudo o que acontece, Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano...O que diremos então a respeito destas coisas? Se Deus está conosco, ninguém nos vencerá! Se Deus nos deu até seu Filho, oferecendo-o por todos nós, não nos dará certamente também todas as outras coisas? ...Cristo Jesus é aquele que morreu, mas não só morreu, como também ressuscitou e está ao lado direito de Deus. Ele pede a Deus a nosso favor. O que vai nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, as perseguições? Será a fome, a miséria, o perigo ou a morte?...Mas em todas estas coisas temos a vitória total, por meio de Deus que demonstrou o seu amor por nós. Porque eu estou bem certo que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem anjos, nem forças espirituais; nem qualquer coisa do presente, nem do futuro; nem qualquer coisa que está acima de nós ou abaixo de nós; nem poderes nem qualquer criatura poderá nos separar do amor que Deus tem por nós em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 8 
"Não vivam ansiosos por causa de nada. Ao contrário, orem a Deus, em qualquer circunstância e peçam a Ele o que vocês precisam. E façam isso sempre COM AÇÕES DE GRAÇA. E a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará os corações e as mentes de vocês em Cristo Jesus." Filipenses 4:13
"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13
Lembre-se: VAI PASSAR!! Não se entregue e não desista! Normalmente quando os hormônios no corpo da mulher se estabilizam, as coisas começam a melhorar. Não se esqueça: filhos são uma benção de Deus!

Se você está passando por isso ou já passou, adoraria ler seu comentário! Compartilhe com a gente.

13 comentários:

  1. Acabei de passar por isso na gravidez da minha segunda filha. Estava no começo de um tratamento com anti-depressivo, que estava indo super bem, quando soube que estava grávida de novo! Diferente da primeira vez, desta, eu fiquei desesperada! Não por não desejá-la (eu tinha certeza do amor infinito que me tomaria assim que a visse pela primeira vez!), mas por medo de passar mais uma vez por tudo o que - agora, eu já conhecia. Eu tinha a sensação que não daria conta. E aí, misturado com aquele enjôo e fraqueza física dos primeiros meses...eu sabia q tb estava ficando deprimida de novo. E como uma boa mãe, junto veio a culpa, pq que horror ficar deprimida com isso! Depois do primeiro tri, melhorei muito (ou foi o enjôo que passou?) e com a graça de Deus e o remédio (que tb é graça de Deus, como diz minha amiga autora desse post), que teve q ser trocado, mas pode continuar, consegui ter uma gravidez tranquila, um parto lindo e um pós parto sem nem um baby bluezinho :D. Deus é fiél. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, Tine! O que eu tive não foi depressão na gravidez, mas com certeza alguns sintomas são muito semelhantes: enjoos sem fim, extremo cansaço físico e muito mal-estar! Suas sugestões servem perfeitamente para qualquer mamãe que estiver passando por uma gestação muito difícil. Muito obrigada, vou compartilhar porque tenho certeza de que seus conselhos vão abençoar muita gente!!

    ResponderExcluir
  3. ola amigas , que bom que encontrei vcs ,e com lagrimas nos olhos que compartilho com vcs o que eu estou passando agora .tenho uma filha de cinco anos e saudável graças a Deus ,a minha primeira gravidez foi muito tranquila e serena apesar de no começo sentir um pouco de enjou ,depois de cinco anos eu e meu esposo sentimos a necessidade de ter mais um filho ,planejamos tudo, ao receber o positivo fiquei meio que sem ação ,os dias foram passando os enjous aparecendo e uma certa tristeza tomando conta de mim .não entendia o q porque de estar me sentindo assim ,afinal desejei tanto estar gravida . ao me sentir fraca sem apetite resolvi ir ao hospital tomar um soro ,e la tive uma crise pânico daquelas , um desespero incontrolável tudo desabou não havia mais motivo para sorrir , a minha alegria havia desaparecido de vez . pensei não vou conseguir ser mae outra vez não vou dar conta e se eu tiver uma crise de pânico no hospital de novo .enfim estou com oito semanas , os dias vão passando e tristeza vai aumentado , acordo cedo com uma ansiedade daquelas ,então resolvi ir a uma psiquiatra visto que sofro de pânico e depressão ,ela me receitou fluoxetina e rivotril , o rivotril tomei so duas vezes e parei por medo de fazer mal ao bebe . continuo com a fluoxetina mas continuo a me sentir deprimida e ansiosa. peço a Deus todos os momentos para que me de forças e me faça crer que isso vai passar .espero que me entendam e conto com a ajuda e os comentários de vcs ,pois me sinto so desamparada , so que já passou por isso ou passa pode me entender.

    ResponderExcluir
  4. luara ,você continuou com o tratamento durante a gravidez ? estou passando por tudo que vc passou , ate o fato de ser a segunda gravidez . me sinto sem animo , não como , não tenho coragem pra nada ate a casa e ruim pra mim .minha medica me receitou rivotril cinco gotas durante cinco dias e tomar meio comprimido de fluoxetina ,confesso que estou com muito medo de fazer mal ao bebe ,por isso resolvi não tomar o rivotril so a fluoxetina .mas me sinto ansiosa ,acordo muito cedo com o coração disparado gerando angustia e sofrimento .não sei se teve isso mas a comida pra mim não tem graça ,não tenho apetite nenhum , não sei se e devido aos ejoos ou se e por causa da ansiedade e depressão .vc já teve o bebe me conte como foi tudo preciso muito conversar com alguém que me entenda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! eu continuei sim, mas o meu psiquiatra decidiu trocar a fluoxetina por um outro q nao to lembrando o nome...ele disse que era mais indicado p o período de gravidez. Vc está tomando meio comprimido de fluoxetina de quantas mg? A médica q vc te receitou é psiquiatra? Pq no seu caso acho mt importante vc ir à um além da obstetra. Eu acredito que este quadro (me identifico com tudo que vc descreveu) deva ser bastante comum na segunda gravidez, pq não tem aquele ineditismo da primeira e pq dessa vez sabemos realmente onde estamos 'nos metendo', então temos uma perspectiva bem menos positiva que a primeira mesmo. Aí no nosso caso acho que tudo isso acaba se juntando com uma tendência genética, além dos fatores hormonais...Mas o que eu queria te lembrar é que TUDO VAI FICAR BEM! As coisas com certeza não serão tão ruins como o que vc ta enxergando agora! A minha pequena vai fazer 1 ano agora em julho e a núvem negra já ficou bem pra trás. Assim como está acontecendo comigo hoje, daqui a pouco, este serzinho aí dentro de vc vai estar derretendo o seu coração quando der aqueles primeiros passinhos desengonçados, batendo palminha errado (com uma palma sobre o dorso da outra, a minha faz isso!) dando aqueles sorrisos que iluminam a casa inteira...então, fique tranquila, procure a ajuda de um profissional pra ter o melhor acompanhamento possível durante a gravidez e pós e claro, o mais importante de tudo, apegue-se a Deus. Não sei se vc é cristã ou não, mas este é um bom momento pra vc buscar este relacionamento. Ele quer estar aí do seu lado em cada dia de enjoo, de cansaço, e mesmo de escuridão, porque a Palavra Dele diz que äinda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum pois tua vara e teu cajado me consolam". Ele quer ser consolo pra vc e socorro bem presente na hora na angústia. Não são só palavras bonitas, são promessas reais de um Deus vivo! Pode me adicionar no facebook.com/luara.cintra ou no email luarapc@hotmail.com e tb podemos conversar mais.Bjos

      Excluir
  5. Querida,

    Como é ruim se sentir assim. Ler seu comentário me fez lembrar dessa sensação horrível de ansiedade constante. Quando fiquei mal, também foi como você, começou com um ataque de pânico, de repente tudo mudou. Eu já não era a mesma. O pânico desencadeou uma ansiedade constante e uma angustia horrível. Ficava 24 horas por dia ansiosa e com pensamentos negativos que me controlavam e me enlouqueciam. Cheguei a pensar que iria ficar louca.
    Pelo que você descreveu, você está com um trantorno depressivo com ansiedade. Na época que fiquei mal fui num médico muito bom que me receitou Lexapro, e depois de cerca de 1 mês comecei a melhorar. Finalmente conseguia controlar meus pensamentos. Faz quanto tempo que você está tomando o remédio? Normalmente demora algumas semanas pra fazer efeito.
    Creio que em breve você deve ver melhora, pois o remédio ira fazer mais efeito e os seus hormonios tambem ss estabilizarão mais. A mulher tem maiores chances de ter depressão no começo e no final da gravidez, e no pós parto. Por causa da mudança hormonal e também por causa do mal estar e/ou cansaço destas fases.
    Você já conversou com sua médica sobre o remédio? Ela falou quando tempo ia demorar pra fazer efeito?

    Você ainda está no começo entao saiba que em pouco tempo sairá do primeiro trimestre e as coisas vão melhorar um pouco!
    Isso vai passar!! Não creia na mentira que nunca irá melhorar! Tente controlar seus pensamentos e substituir os pensamentos de desespero por pensamentos verdadeiros. Estes pensamentos de quw voce nao será capaz de ser mãe novamente, etc, não são verdadeiros! São fruto de hormonios alterados e do cansaço/mal estar que você tem sentido. Isso vai mudar!
    Querida, Deus nos capacita a sermos mães e se Ele colocou este bebezinho aí dentro é porque tem um propósito a cumprir através dessa vida! E Ele quer te usar como mãe! É um privilégio enorme e Ele promete te capacitar se você entregar sua ansiedade a Ele e pedir ajuda. Há um alívio enorme em derramar nossa ansiedade nas mãos Dele e pedir ajuda. A Bíblia fala: Venham a mim todos vocês que estão cansados ou sobrecarregados e eu lhes darei descanso" (Mateus 11:28) e "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês." (1 Pedro 5:7 NVI)

    Eu sei como você sente! Não desista, vai passar! Se quiser, me passa seu e-mail que tenho mais versículos pra te passar.

    Tine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma bebezinha e estou com depressão/pânico. Estou tomando Lexapro 10mg à 3 semanas. O que mais me incomoda é a falta de energia, falta de vontade de fazer as coisas, sonolência, desânimo...parece que dói fazer as coisas e conversar com as pessoas! Quanto tempo levou pra vc melhorar...vc teve esses sintomas? quanto tempo levou pra eles passarem?

      Excluir
  6. Cristine , obrigada por dispor do seu tempo ,vc me ajudou muito com suas palavras ,não sabe o quanto me senti aliviada ao ver no seu blog relatos parecidos com o meu inclusive o seu .bem estou a tomar a medicação a uma semana mais ou menos, acredito que não fez efeito ainda ,por isso me reta esperar mais um pouco .dia quinze de julho tenho retorno com a medica , vou tirar melhor as minhas duvidas .vc começou a tomar a medicação com quanto tempo de gestação ? seu neném já nasceu estar bem ?quando estamos assim o medo toma conta de nos ,a incerteza ,insegurança e por ai vai.espero em Deus que essa minha ansiedade passe logo ,isso afeta não so a nos mas como a todos os que nos rodeiam .apesa de tudo a minha família tem me apoiado muito , a minha mãe nem se fala .espero em breve postar aqui boas noticias .um abraço . lu

    ResponderExcluir
  7. luara ,obrigada pelo carinho e atenção que tem tido por mim ,a fluoxetina e de 20 mg ,meio comprimido pela manha .a minha medica e psiquiatra ,em breve tenho retorno .vc tomou o remedio mesmo com poucas semanas de gestação ,esse e o meu maior medo ,com relação ao bebe .sou critã e tenho me achegado a Deus mais do que nunca ,isso e que tem me dado forças para continuar ,a fe e a esperança devem ser renovadas a cada dia para podermos seguirmos enfrente .me sinto feliz de poder compartilhar a minha historia com vcs ,e mais ainda pelo fato de ser compreendida por pessoas nunca vistas mas que passaram por algo parecido com o que estou passando. muito obrigada .lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu tomei desde o começo sim e o médico disse que era tranquilo. E eu lembrei o remédio era o Certralina, eu lembro que ele me explicou que o "tempo de vida" princípio ativo dele, ou seja o tempo q a substância fica no nosso corpo, era menor que o da fluoxetina por isso o bebê recebia uma dose bem menor por causa disso. Pergunta p sua médica sobre isso e ve o que ela acha...
      Comigo a certralina não funcionou, mas ele dizia quenão dava p saber pq os sintomas da gravidez estavam presentes também...
      Só voltei a tomar a fluoxetina depois que ela nasceu, mesmo amamentando, e não tive depressão pós parto o que foi ótimo, eu tinha mt medo disso pq tive na primeira.
      Outra coisa que lembrei é que vc está começando tomar agora então além de demorar p fazer efeito como a Tine falou, tb tem os efeitos colaterais que podem incluir inclusive um aumento da depressão, mas não sei com uma dose tão baixa. Só informações p vc conversar com sua médica..
      Vc vai ficar bem vc vai ver! Conte com a gente! <3

      Excluir
  8. obrigada meninas pelo apoio ,meu email e railuisa@gmail.com .

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post,muito útil e interessante!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite ,

    Descobri recentemente uma gravidez , porém tenho 22 anos, no meio de uma faculdade ( que sempre foi meu sonho ) . Estou tendo todo apoio de meu namorado , mas desde entao ando muito deprimida, chorando muito, sem vontade de sair de casa, de encontrar pessoas, esses dias têm sido muito difíceis e confesso que estou muito perdida. Sinto que muitas coisas perderam sentido pra mim, pelo fato também de desapontar meus pais . Esse está sendo meu primeiro desabafo e o texto realmente me ajudou um pouco. Muito Obrigada .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!