Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rotina típica - um dia como o nosso!

Alguém já ouviu falar que sair de casa com filhos pequenos dá trabalho? Estou nessa fase da minha vida e agora finalmente posso dizer que sei como é!! Aliás, tenho aprendido ultimamente que há certas situações na vida que só entendemos de verdade quando "sentimos na pele" o que é passar por aquela experiência. E confesso que já julguei muito a vida alheia com base na minha própria e limitada experiência de vida.

Saber de ouvir falar não é o mesmo que saber de viver a situação!

Quero compartilhar um pouco sobre como tenho feito para conciliar a rotina das meninas - a Nicole estando com 2 anos e a Alícia com quase 3 meses de vida. Essa informação pode ser útil a você, não porque o meu modo de fazer as coisas é o melhor do mundo mas porque, como mamães proativas que desejam o melhor para as suas famílias, pesquisar e ler a respeito das experiências de outras mulheres pode ser um bom referencial. Eu faço muito isso, até hoje. A Alícia está em sua 13a semana de vida e, além de "trocar figurinha" com amigas que têm filho em idade próxima da dela, consulto sites e blogs pela internet. O meu predileto é o de uma mamãe que segue os mesmos princípios que eu e que, acredite se quiser, registrou semana a semana o desenvolvimento da filha mais nova! Então eu normalmente vou lá e leio três ou quatro semanas para frente como forma de me "preparar" para o que está por vir. Apesar dessa ser minha segunda experiência como mãe, aprender nunca é demais!

Os nossos dias começam bem cedo, às 6:00. Isso porque conciliar todos os afazeres matinais pra poder sair de casa requer uma verdadeira operação de logística! Agora já estamos ficando craques, mas nos primeiros meses foi barra. Quando estava quase tudo pronto, meu marido e eu olhávamos um para a cara do outro e dizíamos: "Já está na hora de voltar pra cama?" de tão cansados que ficávamos; quase não dava coragem de sair de casa. Ao fim do 1º mês de vida da Alícia, quando a Nicole voltou para a escola, o Douglas voltou para o trabalho e disse "Ufa, acabaram as férias"!

Mas vamos lá à rotina.

Não preciso colocar o despertador para tocar, uma das meninas sempre acorda no horário certinho, rs! Ou então, a menos que tenhamos ido dormir muito tarde na noite anterior e eu estiver pra lá de exausta, eu mesma acordo no horário de levantar. Sempre fui assim. Aliás, essa é uma das vantagens de se manter uma rotina, o nosso metabolismo se acostuma com os horários.

O dia começa com um de nós buscando as meninas e as trazendo para o nosso quarto. A Alícia mama enquanto a Nicole toma o leite no copo e depois vamos os quatro para o banho! Colocamos o trocador dentro do banheiro e, quando está muito frio, ligamos o aquecedor. Às vezes a gente inverte, mas normalmente é o Douglas quem dá banho de chuveiro nas meninas, uma de cada vez, enquanto eu fico com a parte de escolher a roupa, pegar as toalhas e trocá-las (tudo lá dentro do banheiro mesmo). Nunca gostamos de dar banho nas meninas de banheira; usamos a banheira pouquíssimas vezes, normalmente só nos primeiros dias mesmo. Acho mais complicado tentar segurar a bebê com um braço enquanto tento lavar o corpo dela com o outro do que entrar logo no chuveiro de uma vez! É mais prático e também não acho muito higiênico lavá-las com água parada. Parece que o corpinho fica meio oleoso por causa do shampoo ou sabonete líquido que ficou na água. No chuveiro é bom também porque a Nicole já escova os dentes.

A ordem é geralmente esta: A Nicole é a primeira a tomar banho; enquanto eu a visto, o Douglas dá banho na Alícia. Quando terminamos, eu levo a Nicole para ficar assistindo a algum DVD dos Veggie Tales enquanto o Douglas termina o banho dele e eu visto a Alícia. Terminada esta parte, eu coloco a Alícia para o "independent playtime" no cercadinho e vou tomar o meu banho enquanto o Douglas se veste. Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de começar uma tarefa sem ter concluído a anterior, por isso tento não entrar no chuveiro enquanto as toalhas não estiverem penduradas no varal, as roupas sujas no cesto e a bolsa com trocas de roupa limpa para a Nicole levar para escola estiver arrumada. Nem sempre dá, mas eu tento.

Bem, isso tudo já levou praticamente uma hora! Como já é por volta das 7:00, o tempo acordada da Alícia chega ao fim e, então, o Douglas a coloca pra dormir enquanto eu me visto e vou terminando de arrumar as coisas no quarto, no banheiro ou na cozinha (por exemplo, lavar a louça da janta do dia anterior!). Ou então a gente troca: eu coloco a Alícia pra tirar a primeira soneca do dia enquanto ele começa a fazer o café, às vezes pica alguma fruta, põe a mesa e já sai para comprar o pão na padaria. Enquanto isso a Nicole ainda está assistindo desenho, ou não... às vezes ela também já desceu da cama e está "zanzando" pela casa. Se eu já não tiver colocado-a para fazer xixi logo após o banho, essa é uma boa hora para fazê-lo! Antes que aconteçam acidentes, como já aconteceu dela molhar a roupa quando estávamos com tudo pronto para sair de casa!

Como você pôde acompanhar, não paramos um minuto! E é quando meu marido volta da padaria que, finalmente, nos sentamos à mesa pra comer. A Nicole ainda usa o cadeirão; ela gosta e eu acho super prático. O café da manhã dura uns 15 a 20 min, então é hora de escovar os dentes e sair. Não sem antes colocar as meninas na cadeirinha do carro e prender o cinto de segurança. A Nicole entra oficialmente na escola às 8:00, mas podemos deixá-la até 30-40 min antes se precisar (raramente conseguimos); o Douglas a deixa lá no caminho para o trabalho.

Algumas vezes por semana, não mais que três, eu vou junto e levo a Alícia comigo. Nos outros dias eu fico em casa com a Alícia e desenvolvo minhas atividades de trabalho pela internet. Nas janelas que sobram, é claro, pois às 9:00 é hora de acordar a Alícia da soneca pra mamar. Em seguida, tem a troca de fralda e o momento dela acordada. O horário de saída da Nicole é logo após o almoço que é às 11 horas, então meu marido também almoça mais cedo e sai da empresa por volta do meio-dia para pegá-la e deixá-la em casa. Mesmo assim, só consegue buscá-la às 12:30, quase uma hora depois do horário oficial. Nos dias em que eu vou junto, ainda amamento a Alícia antes de sair da empresa, às 12:00.

Chegamos em casa perto das 13:00. A rotina da Nicole quando chega em casa é fazer xixi, escovar os dentes, tomar o leitinho e ir direto pra cama. A soneca dela dura de 2 a 3 horas, ou seja, até por volta das 15:00 ou 16:00. A Alícia também - assim que chegamos eu troco sua fralda novamente e a coloco para tirar a soneca (a terceira do dia), só que a dela dura menos, de 1,5 a 2 horas. Às 15:00 ela acorda novamente para mamar (ou eu a acordo quando dá o horário). Já a Nicole, quando acorda, toma um lanche leve - alguma fruta, pedaço de bolo ou então biscoito - pra não "estragar a janta", que é por volta das 18:00, e depois tem um tempinho de interação com a irmã (antes dela ir para a quarta soneca do dia que tem a menor duração de todas, aprox. 40 min).

Enquanto a Alícia dorme, eu normalmente tenho o meu tempinho de interação com a Nicole - fazemos alguma atividade juntas. Às vezes dou um banho, ou brincamos de alguma coisa de que ela goste no chão da sala. A partir das 17:00 a Alícia já está acordada novamente mas não é hora de mamar ainda. Então, alguns dias por semana, descemos as três até a casa da minha avó pra visitá-la. Quando os dias estiverem mais quentes, pretendo levá-las para passear na pracinha ou brincar no quintal.

Nesta hora a Beth sobe pra me ajudar e preparar a janta porque não dá pra dar conta das duas e ainda ficar na cozinha. Eu teria de ser três! Com a Alícia até que é fácil - "tiro de letra" - mas a Nicole é móvel e precisa de supervisão constante. Ainda por cima, está no processo de desfraldamento então tem de sempre levá-la ao banheiro pra fazer xixi (mesmo que ela não queira). Diferente da bebê, ela interage muito mais, fica chamando, quer atenção e, vez ou outra, precisa ser disciplinada porque desobedece ou está manhosa. Não dá pra largá-la e deixá-la fazer o que quiser pela casa. Enquanto a Beth faz a janta, deixo a Nicole ficar na minha cama assistindo desenho enquanto eu amamento a Alícia na poltrona do lado da cama.

Ufa! É nessa hora mais ou menos que o meu marido chega, entre 18:30 e 19:00, quando a Alícia já mamou, está trocada deitada no carrinho "vendo" eu dar a janta para a Nicole (algo que sempre demora 30 minutos pelo menos!!). Ele geralmente assume daí em diante pra me ajudar, ou então janta primeiro porque já está faminto. = )

Então ele fica na cozinha jantando com a Nicole enquanto eu coloco a Alícia no berço, pra depois eu também poder comer. Em seguida, ele leva a Nicole pra fazer xixi, escovar os dentes, colocar o pijama, a fralda e, se der tempo, ele também lê uma historinha pra ela e a coloca pra dormir por volta das 19:30.

Nos melhores dias, o nosso fim de noite é assim, com a casa em silêncio e as duas princesas dormindo em paz. Ah, eu amo o silêncio! Que bênção ter noites como essas! A minha esperança é que com persistência em seguir os princípios de implementar uma rotina previsível e ensinar a Alícia a dormir sozinha, os dias vão ficando cada vez mais tranquilos. Em dias assim, aproveito para tomar banho, relaxar, curtir o meu marido, ler um livro e, raramente, assistir a alguma coisa na TV antes de dar a última mamada do dia para a Alícia (a mamada dos sonhos, geralmente às 22:00, mas que com o tempo devo adiantar até poder eliminar de vez).

Nas piores noites, não. Tem dias que parece que dá tudo errado! Principalmente nesse início de implementação da rotina com a Alícia - nem tudo sai perfeito. A Nicole chega dormindo da escola e não consegue pegar no sono de novo (fica agitada, chorona), a Alícia chora e chora sem parar e inconsolavelmente por causa de alguma dor ou porque quer colo, o choro de uma acorda a outra, a Nicole faz xixi na calça, dentre muitas outras possibilidades que já aconteceram. Não é fácil, tem dias que dá vontade de chorar! Nos dias em que parece que tudo foge do controle, preciso parar, respirar fundo e buscar em Deus força e paciência pra continuar. Preciso fixar os meus olhos no alvo e vislumbrar aquilo que me traz esperança.

Isso é fé segundo Hebreus 11:1, "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos".

Bem, por hoje é só.
Um grande abraço!

3 comentários:

  1. Oi Talita,
    Conheci o blog faz uns 4 meses, e logo me identifiquei com vc. Tenho um menino de 2 anos e 2 meses, o Henrique, e uma menina de 11 meses, a Maria Fernanda. Quando minha filha tinha 2 meses, estava desesperada e comprei o nana nene. No mesmo dia que não a deixei dormir logo apos mamar (mamadeira infelizmente), um milagre aconteceu. Minha menina que chorava o dia inteiro passou a dormir 1,5h entre todas as mamadas. Minha rotina é muito pareceida com sua.
    Adoro seus posts,um beijo, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana,
    Obrigada por seu comentário! É bom ouvir o depoimento de outras pessoas que também leram, gostaram e aplicaram os princípios do Nana Nenê com seus filhos. Às vezes pequenos detalhes, como esse que você citou de não deixar sua filha dormir logo após mamar, já fazem toda a diferença na rotina deles, não é mesmo?
    Um abraço, Talita

    PS. A propósito, "tiro o chapéu" pra você. Cuidar de duas crianças com apenas 1 ano e 3 meses de diferença é um baita desafio! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Talita/Douglas,vcs estão fazendo um bom trabalho.Serão recompensados no futuro com filhos(as)"saudáveis".Não terão com o q se preocupar na adolescência ou juventude deles, pois foram educados pra vida e nos caminhos do Senhor.
    Essa fase é igual parto,quando passar vc esquece,rsrsrs.bjos.Cida

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!